Manejo Integrado de Resíduos Sólidos Urbanos

    Poder Público

    16/08/2014

    Sobre o Projeto

    Descrição

    O projeto-piloto contou com diversas atividades de mobilização e sensibilização. Visitas orientadas ao Aterro Sanitário Municipal, estudantes e pais puderam observar in locu a grande quantidade de resíduos com potencial de reciclabilidade. A presença de resíduo orgânico acondicionado junto a plásticos, vidros, latas e papeis. Foi impactante a diversidade e quantidade de materiais para voltar a cadeia produtiva, se tivessem sido segregados diretamente nas famílias. Foram utilizadas diferentes estratégias educativas, palestras, material educativo, diálogo com catadores, rodadas de conversa com a comunidade e imprensa local.

    O que motivou a iniciativa

    - A mobilização social no bairro é forte, envolvendo os diversos atores: famílias, profissionais liberais, empresários, Poder Público, catadores, entre outros; - Potencial da Escola selecionada: estudantes filhos de famílias envolvidas nas questões socioambientais do bairro; famílias participam das reuniões da Associação dos Moradores, audiências públicas e sessões da Câmara Municipal de Vereadores; - Presença da Associação de Catadores “Campos de Cima da Serra” nas proximidades da escola e a dificuldade econômica vivenciada pelos catadores locais.

    Principais resultados

    - Ferramenta de Informação e de divulgação sobre a responsabilidade de cada pessoa acerca dos resíduos que produz. Este projeto-piloto transformou-se num elo de ligação entre estudantes, comunidade e catadores. - Encaminhamento de materiais recicláveis para Associação de Recicladores, auxiliando na autonomia financeira e inclusão social dos catadores e contribuindo para o aumento da vida útil do Aterro Sanitário Municipal; - Produção de composto orgânico, a partir do resíduo separado nas residências e sua utilização na agricultura urbana (hortas domésticas); - Gestores públicos das escolas do meio rural do município, que visualizaram o presente projeto-piloto, solicitaram formação 60 professores do campo.

    Desafios Enfretados

    - Conciliar e integrar diferentes saberes e olhares advindos de estudantes, professores, gestores públicos, catadores, comunidade; - Falta de transporte para proporcionar práxis em atividades fora do ambiente escolar; - Falta de recursos humanos com perfil de educadores ambientais na gestão pública; - Consolidar este projeto-piloto para as 40 escolas das redes municipal e estadual de ensino na área urbana e rural do município.

    Lições aprendidas

    - É importante valorizar o saber popular, que os estudantes trazem de casa; - O que é “lixo” para a maioria das pessoas, constitui-se em fonte de renda para outra parcela da sociedade: os catadores; - O resíduo deve ser segregado, na fonte (família) por dois motivos: cuidado com o ambiente e geração de emprego e renda para outras famílias. São famílias cuidando de famílias; - As ações em Educação Ambiental precisam ser constantemente avaliadas, realimentadas, revitalizadas e readequadas, conforme a realidade do momento.

    Dados adicionais

    Nome da Instituição
    Prefeitura Municipal de Vacaria
    CNPJ
    87866745000116
    Endereço
    Rua Sergipe, 135
    Equipe Técnica
    Maria Doralice Maciel Gil Marli Borsoi Pereira Josiane Telles Basso
    Instituições Parceiras
    Fórum Agenda 21 Vacaria Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente 23ª Coordenadoria Regional de Educação Associação de Moradores do Bairro Jardim América Associação de Recicladores Campos de Cima da Serra

    Categorias

    Catadores de Materiais Recicláveis
    Comércio
    Comunidade Tradicional
    Domiciliar Urbano - Fração Inorgânica
    Domiciliar Urbano - Fração Orgânico
    Executivo - Municipal
    Serviços

    Práticas Relacionadas

    + visualizar mais práticas